"A Câmara de Gaia e a oposição socialista criticaram a diminuição na frequência e futura suspensão da linha ZF da STCP, lembrando a abertura para breve do Centro de Reabilitação do Norte, que poderá potenciar a sua rentabilidade.
"Atendendo a que futuramente, e esse futuro é muito em breve, vamos ter uma
grande unidade hospitalar, que é o Centro de Reabilitação do Norte (CRN), na
esfera de influência da carreira ZF, achamos que ela deve ser mantida e deve até
ser reforçado o seu horário", assinalou o vice-presidente da câmara de Gaia em
declarações à Lusa.
Firmino Pereira admitiu mesmo que a autarquia irá "escrever ao conselho de
administração da STCP no sentido de reforçar os horários" não só "porque há
munícipes que se queixam da pouca frequência da linha ZF" mas também pela "sua
importância" perante o "futuro funcionamento do CRN".
Atualmente, a linha ZF (Zona de Francelos) está a funcionar "com muito pouca
frequência" pelo que "não serve o interesse da população", assinalou.
O alerta para a redução da frequência e possível supressão da linha foi dado
pela oposição socialista que levou segunda-feira "pela terceira vez" o assunto à
reunião de câmara.
"É um assunto reincidente. Já o trouxe três vezes à reunião de câmara, a
maioria mostra-se concordante com a nossa posição mas não tem tido força para
convencer a STCP e a Autoridade Metropolitana", disse à Lusa o vereador
socialista Eduardo Vítor.
O autarca frisou a importância da linha ZF que "liga Valadares (zona do CRN)
ao centro de Gaia e depois ao Porto", destacando que "não há nenhuma carreira,
pública ou privada, que sirva o trajeto que chega ao CRN".
"Daqui a quatro meses teremos a inauguração do CRN. Desafio a STCP a dar-me
um exemplo de uma linha com um potencial de crescimento tão grande como a ZF",
sublinhou.
E se a câmara irá procurar intervir junto da STCP, a oposição socialista diz
mesmo que se não tiver qualquer resposta irá "avançar diretamente para a
Autoridade Metropolitana de Transportes do Porto que tem a obrigação de se impor
à STCP [perante] este desvario".
Contactado pela Lusa, o Conselho de Administração da STCP diz que a ZF é "uma
linha local, de procura muito baixa a atuar num espaço geográfico em que outro
operador também tem concessão".
Esclarece também que "a suspensão da linha ZF consta da proposta do Grupo de
Trabalho criado na sequência do Despacho n.º 13371/2011, D.R. n.º 192, Série II,
de 2011-10-06, do Ministério da Economia e do Emprego -- Gabinete do Secretário
de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, grupo de trabalho esse
que tinha como objetivo apresentar uma proposta de revisão das redes de
transportes públicos na Área Metropolitana do Porto".
"O relatório foi entregue conforme solicitado à Secretaria de Estado das
Obras Públicas Transportes e Comunicações a 30 de Novembro de 2011 e validado
pela mesma a 25 de janeiro de 2012", remata. "
Fonte: RTP
Fonte: RTP
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