16/05/12

Trabalhadores da STCP solicitam intervenção de Cavaco Silva

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) solicitou a intervenção do Presidente da República para pôr fim "à intervenção abusiva do Conselho de Administração da empresa nas eleições da CT".

Os representantes dos trabalhadores denunciam, numa carta enviada a Cavaco Silva, a "tentativa clara" da administração "de denegrir o coordenador da CT", que se recandidata ao cargo. As eleições realizam-se na quinta-feira.

"Esta CT repudia o comportamento do Conselho de Administração (CA) na tentativa de denegrir a imagem do nosso coordenador, em momento eleitoral (...), pelo motivo de este órgão ter exigido a intervenção e fiscalização do Governo nos atos de gestão pouco claros, na nossa opinião, e sem informação a esta CT (venda de património, entre outros)", lê-se numa carta enviada na terça-feira a Cavaco Silva, a que a Lusa teve hoje acesso.

Os representantes dos trabalhadores lembram que "a CT rege-se pela intervenção democrática de todos os seus membros, legalmente eleitos, no Centro de Gestão da Empresa, logo, é de todo inadmissível que uma atitude da CT seja personificada no seu coordenador numa 'Informação' difundida a todos os trabalhadores da empresa com o objetivo claro de denegrir a sua imagem".

"Esta atitude é ainda mais grave porque a STCP está em período eleitoral para a CT e o nosso coordenador é um 'cabeça de lista' de um grupo de trabalhadores para o próximo mandato deste órgão", lê-se.

Assim, os representantes dos trabalhadores solicitam "os bons ofícios" do Presidente da República, "no âmbito de cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa, no apuramento de responsabilidades do ora denunciado".

A CT da STCP pediu, na segunda-feira, a "intervenção urgente" do Governo na empresa para acabar com a "gestão danosa" do Conselho de Administração.

Na carta aberta enviada ao secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, a CT solicitava a "intervenção de todos os órgãos de fiscalização e soberania para colocar um fim à hiperatividade lesiva aos interesses da STCP dos últimos três meses por parte desta administração em gestão", lembrando que o seu mandato terminou a 31 de dezembro do ano passado.

Contactada pela Lusa, a administração "desmentiu categoricamente todos os pontos contidos na carta" e "apenas pode compreender e lamentar que a carta e o seu conteúdo, totalmente inverosímil" tenha sido dada à comunicação social "no âmbito das eleições para a CT".

"A STCP não pactua com manobras eleitorais e lamenta a tentativa de manipulação da comunicação social que elementos recandidatos à CT fazem, utilizando em benefícios pessoais um órgão importante como é a CT", acrescentou a administração.

A administração adiantou ainda "reafirmar a defesa intransigente e permanente dos interesses da empresa", afirmando que "tal é demonstrado indubitavelmente pelos resultados apresentados nos últimos anos que fazem da STCP a melhor empresa de transporte público em Portugal".

A Comissão de Trabalhadores, por outro lado, considera "crucial" que as contas e contratos celebrados pela administração sejam retificados pelo Tribunal de Contas e órgãos de soberania "face às medidas lesivas que têm vindo a ser adotadas" nos últimos meses.

Fonte: Jornal de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário