22/05/12

STCP anuncia equilíbrio operacional pela primeira vez em 40 anos

"A administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto anunciou, esta terça-feira, que a empresa atingiu o "equilíbrio operacional", pela primeira vez desde a década de 1970.

Segundo uma nota à imprensa "a taxa de cobertura dos gastos operacionais pelos proveitos operacionais, excluindo os gastos com as amortizações e incluindo a cobertura do serviço social prestado, atingiu em Abril de 2012 os 100% pela primeira vez, com um EBITDA positivo de 1,9 milhões de euros".

Na mesma nota, a administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) afirma que regista um "aumento da receita de transporte em cerca de 10%" apesar de "uma quebra na procura de 9,5%". Um desempenho que a STCP atribui a "medidas de racionalização" nomeadamente "a saída de 1500 trabalhadores" nos últimos 14 anos. Em abril, o efetivo da empresa era de 1300 trabalhadores. 

A administração liderada por Fernanda Meneses, que cessará em breve funções, afirma no comunicado que o que "STCP antecipa objetivo assumido pelo Governo", ao atingir o equilíbrio operacional.

Segundo os números divulgados, "o resultado operacional melhorou cerca de 10% relativamente a 2011 não obstante a redução dos subsídios de exploração devidos pelo serviço social prestado em quase 3 milhões de euros". Para este resultado terão contribuído "as diminuições de 17% dos gastos com pessoal e de 11% dos gastos de depreciações e amortizações", afirma a nota à imprensa.

No entanto, os resultados financeiros, sem SWAPS, foram de 6,7 milhões de euros negativos, contra 3,4 milhões de euros negativos em 2011, "em resultado da dívida histórica da empresa e do elevado custo do dinheiro", segundo a administração da STCP."

Sem comentários:

Enviar um comentário