11/04/12

Uma introdução á STCP.

Antes de avançarmos com mais alguma coisa, convém antes do mais explicarmos o que é a STCP. Estamos a falar da maior empresa de transportes colectivos da Área Metropolitana do Porto, cujo capital é detido a 100% pelo Estado Português, sob a forma de uma sociedade anónima. 

Explora linhas de autocarro e de eléctrico. Tem três infra-estruturas de recolha de veículos: Francos e Via Norte para os autocarros, Massarelos para os eléctricos. Em Francos ficam parqueados os autocarros a Gás Natural (CNG) e na Via Norte recolhem todos os autocarros a Diesel.  

A rede de autocarros é de longe a que regista maior volume de actividade. Explora directamente 68 linhas, ao qual se acresce a exploração de mais nove com recurso a sub-contratação. Explora igualmente três linhas de eléctrico. 

A sua rede de autocarros actual divide-se em várias formas. Vamos falar sobre cada uma delas. 
  
Rede 2 (Porto Ocidental):
A rede 2 é constituída por linhas que têm como destino locais situados na área ocidental do Porto: Foz do Douro, Aldoar, Viso, Ramalde. Algumas destas linhas (205, 206, 207) atravessam a cidade, embora não de uma ponta a outra. 



Rede 3 (Porto Central): 
A rede 3 é constituída por linhas que têm como destino locais situados na área central do Porto (Boavista, Baixa do Porto, Constituição, Santa Lúzia). No entanto, posso dizer que a quase totalidade das linhas são circulares, ou seja, não têm inicio nem fim determinados. As únicas excepções são mesmo as linhas 304 e 305. 


Rede 4 (Porto Oriental): 
A rede 4 é constituída por linhas que têm como destino locais situados na área oriental do Porto (São Roque, Azevedo, Campanhã). É a rede que tem menos linhas á sua disposição. 


Rede 5 (Matosinhos): 
A rede 5 tem linhas que têm como destino locais situados já no concelho de Matosinhos. A grande maioria das linhas tem término na cidade de Matosinhos, muito embora grande parte do concelho tenha as linhas da STCP á sua disposição. 


Rede 6 (Maia): 
A rede 6 tem linhas que terminam no concelho da Maia. Tal como Matosinhos, grande parte do concelho tem acesso ao serviço da STCP. 


Rede 7 (Valongo):
Aqui temos linhas que têm como destino final o concelho de Valongo. No entanto, só uma delas tem término nesta cidade, sendo que as restantes têm fim nas freguesias de Ermesinde e Alfena.


Rede 8 (Gondomar): 
Neste caso temos linhas que têm término no concelho de Gondomar. Todavia, aqui as freguesias que são servidas pelos serviços da STCP são São Cosme, Fânzeres, Rio Tinto e São Pedro da Cova. 

 
Rede 9 (Vila Nova de Gaia): 
Neste concelho (Vila Nova de Gaia) temos oito linhas a funcionar. A grande maioria delas funciona nas freguesias que constituem o núcleo urbano do concelho (Santa Marinha, Mafamude) mas também temos linhas que acabam nas freguesias de Canidelo, Madalena, Vilar de Andorinho e de Valadares. Arrisco-me a dizer que é neste concelho que a STCP tem tido mais dificuldades em operar, visto que aqui existe uma grande quantidade de operadores privados que não vêm com bons olhos a operação da empresa. Só para se ter uma ideia, a STCP, por decisão judicial, viu-se obrigada a encurtar as linhas 900 e 905, devido a uma queixa apresentada por um operador privado. 


Rede Z: 
As linhas Z têm um conceito diferente das outras. Têm percursos menores, por norma, utilizam veículos mais pequenos (exceptuando o ZL) e por norma têm horários de funcionamento mais curtos. Podemos dizer que são linhas complementares á rede principal (as linhas anteriores que referimos mais a "rede FERMIER" quer referimos já a seguir). Três delas funcionam na cidade do Porto e uma delas no concelho de Vila Nova de Gaia. Todas elas são operadas directamente pela STCP, excepto o ZR, que utiliza veículos da firma A. Nogueira da Costa, com sede na Maia.


Rede Fermier: 
As linhas Fermier são linhas exploradas pela STCP, através de um regime de sub-contratação; ou seja, a STCP define os horários e as tarifas, enquanto que quem fornece os autocarros e os motoristas é outra empresa contratada para o efeito. Foi uma solução encontrada pela empresa nos finais dos anos 70, em que as exigências de serviço eram cada vez maiores, face a uma frota que não chegava para satisfazer as necessidades. A grande maioria das linhas são operadas nos concelhos de Valongo e Gondomar, muito embora os concelhos de Matosinhos e da Maia tenham acesso a uma linha com este tipo de serviço: o 61.  Têm numeração diferente das restantes devido ao facto de, na reestruturação ocorrida em 2007 (a Nova Rede, que originou a rede de autocarros actual) a STCP ter acedido ao desejo das operadoras privadas em manter a numeração anterior.



Rede Madrugada: 
A rede madrugada surgiu para satisfazer as necessidades daqueles que, por um motivo ou outro, tinham necessidade de ter um serviço de transporte durante a madrugada. As linhas funcionam diariamente, entre a 23:45 (linha 11M) e as 5:30. Têm percursos diferentes da rede diurna, existindo todavia a preocupação de servir o máximo de locais da cidade do Porto e dos concelhos à sua volta.


Rede de eléctricos: 
A STCP explora actualmente três linhas de eléctrico. Uma delas circula na baixa do Porto (22), outra circula a beira-rio (1) e uma terceira faz a ligação entre as duas anteriores (18). O serviço de eléctrico tem um tarifário á parte, muito embora sejam aceites assinaturas mensais (quer o mono-modal STCP, quer o Andante). Todas as linhas funcionam diariamente, durante o dia.


Gato: 
Finalmente, temos o serviço Gato. É um serviço muito especial, destinado aos jovens (e não só) que queiram sair á noite sem se preocuparem com o transporte. É um serviço de transporte a pedido, ou seja, é necessário primeiro reservar a viagem (através da Internet ou por telefone) e depois estar na paragem escolhida á hora combinada. Tem um tarifário próprio (2 euros por bilhete, sendo que em grupos grandes existem descontos de 20%) e utiliza um autocarro decorado para o efeito. 


 Para finalizar, uma pequena nota no que toca á rede diurna de autocarros. As redes não funcionam separadas umas das outras, ou seja, é perfeitamente possível que uma linha 7XX (pertencente a Valongo) passe nos concelhos da Maia, Gondomar ou Matosinhos, ou que uma linha 2XX passe na parte Oriental do Porto. Ou que uma linha 5XX (Matosinhos) sirva a parte Ocidental do Porto.  



Sem comentários:

Enviar um comentário