12/04/12

Autocarros Série 1101 - 1130: MAN Lions City Articulado (CNG)

Em 2006, a STCP estava claramente a apostar nas energias alternativas. Já tinha adquirido um lote de autocarros a gás natural (CNG) standard e também foi uma das cidades escolhidas para o projecto CUTE (em que durante algum tempo circularam autocarros movidos a hidrogénio). 

Todavia, nas linhas que levavam mais passageiros, e por conseguinte necessitavam de autocarros com maior capacidade, o cenário era diferente: a série de autocarros articulados 1000 (de que falarei mais tarde) já contava com mais de vinte anos de serviço. Embora estes tivessem uma boa performance, a verdade é que já não conseguiam cumprir alguns requisitos, no que toca ao conforto dos passageiros. 


É nesse sentido que a administração da STCP, entende que a solução passaria por uma encomenda de oitenta autocarros a gás natural, dos quais 30 seriam articulados.  O contrato foi assinado em Março de 2006, estando prevista a data de entrada dos veículos em inícios de 2007. 

A encomenda dos autocarros articulados foi adjudicada á MAN, com a construção dos autocarros a ser feita integralmente na Alemanha. Estes autocarros fizeram a viagem a Portugal por estrada, e a STCP começou a receber os autocarros em finais de Novembro de 2006.

Embora estando prevista entrada dos autocarros ao serviço em Janeiro de 2007, diversos atrasos na encomenda levaram a que a data de entrada de operação ocorresse apenas em finais de Março, após uma cerimónia de apresentação.

A estação de recolha escolhida para operar estes autocarros foi a de Francos, devido ao facto de esta ser a única com capacidade para parquear e abastecer autocarros a Gás Natural. Nos primeiros tempos, o espaço para estes autocarros foi um problema, devido ao facto destes serem mais compridos e mais largos que a maioria dos autocarros da empresa. Todavia, a STCP tem conseguido gerir a situação com eficácia, dado que os autocarros ainda hoje lá recolhem.

As linhas escolhidas para o inicio da operação dos autocarros foram a 205 e a 501, linhas que tradicionalmente já utilizavam os autocarros articulados a Diesel. Um pouco mais tarde, a linha 600 foi contemplada igualmente com estes novos autocarros. 



Arrisco-me a dizer que estes autocarros vieram em boa altura, e contribuíram muito para rejuvenescer a frota de articulados da STCP. Com efeito, algumas das características que têm já faziam falta: falo essencialmente no piso rebaixado, nos bancos, e menos ruído que os seus antecessores. Também não se podem esquecer a rampa para clientes com mobilidade reduzida (já incluída de série) e no espaço para a cadeira de rodas. Mesmo os motoristas ficaram a ganhar com a vinda destes novos veículos, dado que passaram a dispor de maior conforto e ergonomia para a realização do seu trabalho.




Hoje, estes autocarros continuam ao serviço dos passageiros da STCP, e assim se prevê que continuem durante mais alguns anos. Hoje é possível não só encontrá-los no 205, 501 e 600, como já referido, como também se pode encontrá-los na linha 500, sobretudo ao fim-de-semana. Todavia, um dos autocarros desta série já não se encontra nas ruas do Porto presentemente: o 1127. Este autocarro sofreu um acidente que não provocou quaisquer vitimas. 


Todavia, o incidente acima referido não mancha a reputação daquela que é (na minha opinião) uma das melhores séries de autocarros a circular na rede da STCP e que é igualmente, a primeira (e até agora, única) série de autocarros articulados a Gás Natural a circular em Portugal. 


Características Técnicas: 
Marca: MAN
Modelo: MAN NG 313 CNG / Lions City
Cilindrada do Motor / Potência: 12 litros, 310 CV
Caixa de velocidades: automática, de marca ZF
Comprimento: 18,75 metros
Número de portas: 3, de folha dupla
Lotação:  49 lugares sentados + 91 de pé + 1 cadeira de rodas + motorista

Outras Características:
Recolha a que estão afectos: Francos
Linhas em que operam: 205. 500, 600
Linhas em que operaram: 501, 502, 601
Serviços ocasionais prestados: Queima das Fitas (de 2007 a 2012)
Equipado com: Indicadores de destino  LED, dois validadores, espaço para cadeira de rodas, rampa para cadeira de rodas.

Fontes utilizadas para este artigo: Transportes XXI e Jornal de Noticias.

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