21/12/12

Feliz Natal!

Costuma-se associar, por norma, o mês de Dezembro ao Natal. Costuma ser um mês de família, de afectos, de reencontro entre as pessoas. Se formos a ver bem, é nesta altura do ano em que existem mais jantares e festas de Natal entre grupos de amigos e nas empresas. O que se vive nesta quadra - a alegria, o espírito fraterno, a solidariedade - é tão sentido pelas pessoas que algumas dizem que "o Natal devia ser todos os dias". É uma verdade bem dita, mas a natureza humana nem sempre consegue cumprir este preceito o ano todo.

E devido a este ambiente, existem alguns eventos que se costumam realizar no Natal. Este artigo, vai servir apenas para retratar (de forma ligeira!) algumas iniciativas que a STCP demonstrou durante o período desta quadra. 

1 - "O Bicho"

Este curiosidade, proporcionado não só pela STCP, mas também pela Câmara Municipal do Porto, constituiu "[uma] prenda de Natal [que] partiu das desmaterialização de um objecto ready-made do nosso quotidiano, subvertendo a sua função utilitária, de modo a ganhar uma nova identidade. Assim, um autocarro standard da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto sofreu uma mutação que o transformou num lindo bicho colorido e divertido que apelava à descoberta no seu interior. O visitante era envolvido por um ambiente natalício, onde predominava um jogo de luz, cor e música(...)". 

- Noticia do "Bicho", no Jornal do STCP, Dezembro de 1994

O Jornal do STCP refere que o "bicho" tem um aspecto "bizarro". São diferentes perspectivas para algo que, naquele ano de 1994 constituiu uma autêntica curiosidade. 

 2 - O "Nicolau" 

O "Nicolau" foi, durante alguns anos da primeira década deste século, uma tradição inovadora: o utilizador comprava um relógio (com valores que rondavam os 7,5 euros - em 2001 - e os 9,5 euros - em 2005) e teria direito a utilizar todos os autocarros da rede STCP. Por norma, existiam duas versões do Nicolau: um anterior ao Natal (por norma, entre os dias 15 e 25 de Dezembro, em 2001) e o outro posterior ao Natal (de 26 de Dezembro a 5 de Janeiro, em 2001).


- Duas imagens dos relógios Nicolau, versões de 2003 e de 2005, respectivamente.

A verdade é que durante algum tempo, o Nicolau foi uma excelente forma de incentivo à utilização dos transportes colectivos, nomeadamente os da STCP. Hoje,todavia, este tipo de títulos de transporte não é lançado. É certo que hoje vivemos tempos mais difíceis, mas também hoje existe uma oferta de títulos de transporte superior ao que existia anteriormente. 

3 - O novo site da STCP

Este ano, a STCP anunciou um presente no sapatinho: um novo site institucional. E é em boa hora que este chega, pois a versão anterior já contava com 10 anos de existência.


Não irá ser feita aqui uma descrição exaustiva ao site. No entanto, posso dizer que em termos de pesquisa de linhas e de horários, a utilização é muito mais fácil e intuitiva. Por outro lado, foram acrescentadas algumas funcionalidades como a passagem dos próximos autocarros numa determinada paragem e um simulador de tarifários.


Por outro lado, jornalistas e entusiastas não foram esquecidos. A parte institucional foi enriquecida com diversas informações sobre a empresa (história, por exemplo) assim como com fotografias e vídeos oficiais, disponibilizadas num separador próprio. Nem as crianças foram esquecidas (o STCP Kids é disso um exemplo).


Mesmo os turistas têm aqui à sua disposição um conjunto valioso de informações e de sugestões para uma excelente estadia na cidade do Porto e arredores. Obviamente utilizando os serviços da STCP.


Para terminar, queria apenas desejar os meus votos Natalícios. Desejo um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo (2013) para todos. Para quem trabalha na STCP (e outras empresas de transportes), sobretudo para aqueles que irão cumprir serviço na noite e dia de Natal. Para todos os clientes e passageiros da empresa. E finalmente, para os leitores do blogue e para os meus amigos. Saibam que sem o vosso apoio, a vossa disponibilidade, este blogue nunca teria existido. Bem hajam a todos e vamos fazer desta época uma época mais feliz, a contrariar os tempo difíceis que vivemos. Boas Festas! 


Fontes:
- Site: Portotrans
- Site STCP
- Site TSF
- Jornal do STCP, Dezembro de 1994 (disponivel na Biblioteca Municipal do Porto);
- PACHECO, Helder: Porto, o Livro de Natal; Porto: Edições Afrontamento; 2002

Sem comentários:

Enviar um comentário