11/02/14

Um Simbolo Perdido

Na verdade, nunca se sabe quando e onde se podem encontrar nas ruas das nossas aldeias, vilas e cidades; vestígios de tempos e de hábitos de um tempo que não volta para trás. 

A verdade, é que desde 1946, a Companhia Carris de Ferro do Porto já não presta quaisquer serviços de transportes de passageiros na cidade. Todavia, é um facto que muito boa gente, sobretudo os mais idosos; se referem à STCP como a "Carris". 

E no entanto, muito boa gente poderá pensar que tudo o que esteja relacionado com esta Companhia que já não existe só pode ser encontrado em livros, fotografias ou então em relatos que se vão perdendo na memória. 

No entanto, poderá acontecer que muitos não saibam (nem talvez tenham reparado), mas há quem pise ainda um símbolo que já faz parte da história do Porto há dezenas de anos: uma tampa (possivelmente de comunicações) que contém o símbolo da Companhia Carris de Ferro do Porto. 



De facto, é uma coisa que já não abunda na nossa cidade. De pouco (eventualmente) poderá servir. Mas que não deixa de ser uma curiosidade, é um facto que poucos poderão desmentir. Até porque a área onde esta raridade está inserida passou por diversas transformações urbanísticas durante os 67 anos que se seguiram. Um período de tempo que dura uma vida inteira... 

Fica feito o registo. Para uma memória futura. 


Sem comentários:

Enviar um comentário