29/11/12

Autocarros Série 1201 - 1220: Volvo B9LA / Caetano City Gold (Gasóleo)

Em 2009 corriam tempos de mudança na STCP. A Nova Rede tinha sido implementada nos dois anos anteriores, e a renovação da frota de autocarros articulados com trinta unidades a Gás Natural passaria a ser uma realidade, com a série 1100 a mostrar serviço. 
Todavia, a STCP procurava satisfazer a necessidade de ter uma frota de autocarros de alta capacidade para "linhas com maior procura em horas de ponta, com passagem em arruamentos com grande número de autocarros, e em linhas com elevada frequência onde é difícil  introduzir mais autocarros". Por outro lado, a política da empresa passava pela diversificação energética da sua frota, pois o  o seu parque de autocarros contava com uma percentagem de 54% de veículos a Gás Natural e 46% a Diesel. 

Pormenor dos autocarros, nas instalações da Salvador Caetano.

Foi lançado um concurso público internacional, da qual saiu vencedora a Auto-Sueco, representante da marca Volvo. Esta empresa iria fornecer 20 autocarros da marca sueca que seriam carroçados pela empresa Salvador Caetano. 

Os novos autocarros, parqueados nas instalações da Salvador Caetano, em Vila Nova de Gaia.

O contrato de adjudicação decorreu no dia 14 de Julho de 2009, com a presença da então Secretária de Estado dos Transportes, Dra. Ana Paula Vitorino. A entrega dos autocarros estava prevista para os meses de Março e de Abril de 2010. Todavia, os mesmos entraram ao serviço em Agosto deste ano, após uma apresentação oficial que decorreu na Recolha de Francos - que incluiu uma viagem experimental entre esta Recolha e a Recolha da Via Norte.


Fotos ilustrativas da apresentação dos autocarros. Autoria de Joaquim Martins e retiradas do site Transportes XXI.

Pensados para "linhas com muitas entradas de passageiros ao longo do seu percurso e com saídas de passageiros muito perto dos seus términos”, estes autocarros foram atribuídos à estação de recolha da Via Norte, dado o espaço existente e o facto de albergar toda a frota a diesel da STCP. 
Inicialmente, estes autocarros foram destinados para as linhas 701, 702, 703 e 800. Posteriormente a linha 703, devido á sua procura, deixou de estar contemplada com esta série, que passaria a ser  utilizada nas linhas 200 e 305 cuja procura justifica esta opção. 


O autocarro 1218 em dois cenários diferentes: perto das Antas (em cima) e a sair da Estação de Ermesinde (em baixo).

Estes autocarros dispõem de piso rebaixado, para albergar comodamente os passageiros que podem contar com 48 lugares sentados e 96 lugares em pé, assim com espaço para cadeira de rodas e rampa de acesso para os passageiros com mobilidade reduzida. Os motoristas podem contar com um posto de condução confortável para o desempenho do seu trabalho, assim como diversos sistemas que garantem a segurança dos passageiros como o ABS e o EBS. Note-se, de forma curiosa, de que a disposição do motor "obriga" a roubar alguns lugares na traseira do autocarro - estes dispõem de três lugares sentados, enquanto que num autocarro comum esse número eleva-se para cinco. 
 

Dois pormenores do interior destes autocarros - o posto de condução e o salão de passageiros.

Esta série de autocarros já cumpriu outras missões que lhe foram atribuídas, nomeadamente o transporte de passageiros para a Queima das Fitas, nas suas edições de 2011 e 2012. Felizmente, e até à data deste post, não são conhecidos quaisquer acidentes graves com esta série de autocarros. Tudo leva a crer que estes veículos poderão permanecer alguns anos na frota da STCP, pois a sua versatilidade e as suas dimensões permitem a sua utilização em qualquer linha cuja procura assim o exija.

Autocarro 1220 próximo do Museu Soares dos Reis. 

Características técnicas:
Marca: Volvo
Modelo Chassis: B9LA
Modelo Carroçaria: Caetano City Gold CB518
Cilindrada do Motor / Potência: 9,4 litros / 360 cavalos
Caixa de velocidades: Automática, de marca Voith
Peso: 29 toneladas
Numero de portas: 3, de folha dupla
Lotação: 48 lugares sentados + 96 lugares de pé + cadeira de rodas +  motorista

Outras características:
Recolha a que estão afectos: Via Norte
Linhas que operam: 200, 305, 701, 702, 800 
Linhas que operaram: 703, 801 (nocturno) 
Serviços ocasionais prestados: Queima das Fitas 2011 e 2012
Equipado com: indicadores de destino LED, dois validadores, espaço para cadeira de rodas e carrinho de bebé, rampa de acesso para passageiros de mobilidade reduzida, ABS, EBS, travões de disco nos três eixos do autocarro. 

Fontes utilizadas para este artigo:
- Transportes XXI;
- Cargo Edições;

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